DIFERENÇA ENTRE RH E DEPARTAMENTO PESSOAL

 diferenca-entre-rh-e-departamento-de-pessoal

Dentro de uma empresa existem diversos setores que possuem extrema importância e até mesmo algumas atividades que são específicas de cada setor.  Principalmente uma vez que lidamos diretamente com pessoas, se faz necessário contar com um departamento em específico para auxiliar a proporcionar todos os cuidados que são necessários, para manter os colaboradores com boas condições de trabalho, e também motivados para exercer o seu trabalho da melhor forma.

Por isso, existe o departamento de RH (Recursos Humanos) e o departamento de pessoal, ou pessoal. No entanto, cada um destes setores possuem algumas atividades e responsabilidades que são muito específicas, e é importante adquirir o devido conhecimento sobre estas atividades, para que ao entrar em contato com a Versátil, você possa adquirir os melhores serviços de Departamento pessoal, de acordo com a sua necessidade e também com a necessidade da sua empresa.

Principais diferenças entre o departamento de RH e De pessoal

É fácil entender o motivo de existir uma certa dificuldade em relacionar as principais atividades de cada setor, uma vez que possuem um nome muito parecido, levando ao entendimento de algumas pessoas que realizam a mesma atividade, sendo esta, cuidar das pessoas que representam uma determinada empresa.

No entanto, não é difícil encontrar pessoas que se confundem facilmente com estes dois termos. Geralmente são as pessoas leigas que se confundem, uma vez que não possuem o necessário conhecimento para diferenciar um departamento de outro. Mas também, existem alguns gestores que acabam confundindo os principais conceitos de cada departamento.  E é aí que está o maior problema, tendo em vista que adquirir o conhecimento sobre as diferenças destes setores é essencial para as empresas que buscam a valorização do colaborador visando maiores objetivos da sua empresa.

Para que você possa compreender de forma simples e eficaz as principais diferenças entre estes dois departamentos, vamos a elas. O departamento pessoal possui dentre as suas responsabilidades toda a parte burocrática que é exigida na relação entre funcionário/empresa, cuidando assim de uma forma muito específica de todas as leis que são necessárias. Já o departamento de Recursos Humanos, possui dentre as suas responsabilidades a valorização de todos os colaboradores, assim como auxiliar no processo de recrutamento e capacitação de novos colaboradores.

Uma vez que possuem atividades de grande diferenciação, a separação destes departamentos é necessária para que as atividades não se misturem e possam ser realizadas de forma eficaz em sua totalidade.  No entanto no caso de em uma empresa, não existir pessoal suficiente para que exista a separação dos devidos departamentos, é necessário ao menos que sejam identificadas as principais atividades que deverão ser realizadas com relação aos colaboradores da empresa, de acordo com a capacitação do profissional que irá exercer tal atividade.

Saiba mais sobre o departamento pessoal

De um modo mais correto e profundo, o departamento pessoal é um setor que existe dentro de uma determinada organização/empresa que tem como principal objetivo cuidar e organizar toda a rotina e os direitos relacionados aos colaboradores que prestam os seus serviços para esta empresa em questão.

Os principais direitos que serão observados por este departamento, serão a parte burocrática da contratação, pagamento de salários, transporte, férias, licença maternidade, 13º salário, dentre outros direitos que podem ser identificados em lei.

Neste departamento pode existir ainda algumas separações específicas para que as atividades sejam realizadas do modo mais eficaz, sempre levando em consideração a lei Trabalhista, sendo estes:

  • Setor de admissão pessoal
  • Compensação pessoal
  • Desligamento pessoal

Se a sua empresa ainda não conta com um departamento composto por pessoas devidamente qualificadas para auxiliar nestes processos, saiba que você pode contar com os serviços especializados da Versátil, que conta com uma equipe qualificada para proporcionar de modo correto e eficaz a terceirização de serviços de departamento de pessoal.

Os principais serviços fornecidos pela Versátil para este departamento em específico são:

  • Suporte na seleção e recrutamento de pessoal;
  • Admissão e registro de funcionários;
  • Folha de pagamentos;
  • Folha de pró-labores;
  • Cálculo de férias;
  • Cálculo do 13º Salário;
  • Descontos legais (faltas, convênios, benefícios, etc.);
  • Guias de recolhimento de FGTS, GPS e IRRF;
  • Contribuições sindicais e associativas;
  • Informes de rendimentos anuais e RAIS;
  • Rescisão contratual;
  • Homologações no Ministério do Trabalho ou em Sindicatos de Classes;
  • Rotinas de RH (benefícios, segurança no trabalho, plano de carreira, pesquisas salariais, pesquisas de satisfação interna, etc.);
  • Diligência em RH;
  • Consultoria jurídica na área trabalhista e previdenciária;
  • Administração do quadro de funcionários dos clientes.

Não deixe para depois e entre agora mesmo em contato com a Versátil para solicitar um orçamento destes serviços, que poderão auxiliar de um modo muito eficaz a identificar os direitos e deveres necessários para aos seus colaboradores.

Departamento pessoal em Curitiba

Versátil atua há 17 anos no mercado de prestação de serviços de contabilidade empresarial. Presta serviços para assessoria contábil, assessoria fiscal, abertura, alteração e baixa de empresas e departamento pessoal. Possui capacidade técnicas e profissionais treinados. Para mais informações ligue: (41)3332-2290 ou acesse o site:http://www.versatilnet.com.br/.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>