FÉRIAS COLETIVAS

 FERIAS-COLETIVAS

Depois de um ano intenso de muito trabalho todos os colaboradores, independente da sua área de atuação, merecem um período de descanso para recuperar as energias gastas durante o ano e se preparar para um novo período que está chegando. E por esse motivo, as férias coletivas são muito desejadas por diversos trabalhadores.

No entanto, é importante adquirir o devido conhecimento sobre este benefício, para compreender de uma forma mais completa e correta, se as férias coletivas são um direito do trabalhador ou uma opção dos diretores da empresa, e quem tem o direito de recebê-las.

A Versátil tem o objetivo hoje de sanar algumas dúvidas principais sobre as férias coletivas, para que você possa ofertar as melhores condições de trabalho para os seus colaboradores, podendo garantir o direito deles e também agir de forma correta, sempre levando em consideração as normas que são indicadas em lei.

 

O que são as férias coletivas?

As férias coletivas são um período de descanso que deve ser ofertado para os trabalhadores de uma determinada empresa, de forma simultânea a todos os empregados. Para definir quem póderá desfrutar deste período de descanso, os gestores da corporação deverão identificar se existe a possibilidade de parar as atividades da empresa ou de um determinado setor, durante um período de tempo.

Uma das principais informações que deve ser passada aos responsáveis, é que não existe a necessidade de completar um tempo específico de trabalho, para que um colaborador possa receber as férias coletivas. Por exemplo, um empregado CLT após completar um ano de trabalho, tem o direito de receber as férias coletivas. No entanto, se um empregado temporário estiver presente na empresa durante o período que será concedido as férias para a equipe, ele também poderá desfrutar deste benefício concedido pela empresa, mesmo sem ter completado um ano de trabalho.

Este benefício pode ser disponibilizado pela empresa em dois períodos anuais. Lembrando sempre, que nenhum dos períodos selecionados deverá ser inferior a dez dias corridos.

Atualmente são várias as empresas que optam por disponibilizar este benefício para os seus funcionários, como uma forma de reconhecimento e agradecimento, por todo o esforço e dedicação que foi empregado durante o ano por cada colaborador presente na empresa.

O período de gozo das férias coletivas pode ser disponibilizado para os colaboradores em diversas datas, como por exemplo, nas festas de final de ano, no período da páscoa ou ainda no meio do ano, onde é possível combinar com as férias escolares. O período selecionado para estas férias, deverão estar de acordo com a linha de produtividade da empresa, podendo selecionar um período que não irá impactar diretamente na produção e no lucro da organização.

 

Quem tem direito as férias coletivas

Para identificar os trabalhadores que deverão ter o acesso e direito as férias coletivas é importante verificar esta informação em fontes seguras, para que seja proporcionado todos os benefícios de forma correta para os colaboradores de sua empresa.

Pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977, Art. 139 – Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa.

 

Como ofertar as férias coletivas

Com o objetivo de proporcionar este benefício para todos os trabalhadores, a empresa que deseja ofertar as férias coletivas deverá seguir algumas normas específicas para que seja possível realizar esta atividade de forma adequada.

O empregador deverá comunicar com até 15 dias de antecedência ao Ministério do Trabalho e Emprego as datas de início e fim, que serão selecionadas para proporcionar o direito de férias para os seus colaboradores. Dentro de um prazo semelhante, os responsáveis por esta atividade deverão enviar cópia da referida comunicação aos sindicatos representativos da categoria profissional e providenciar a fixação de aviso nos devidos locais de trabalho.

Estas são algumas das normas principais que deverão ser seguidas no caso de os gestores de uma determinada organização desejarem proporcionar as férias coletivas para os seus colaboradores. Caso você ainda esteja com alguma dúvida, que não tenha sido sanada ao longo deste artigo, você poderá entrar em contato com a Versátil Contabilidade e solicitar a explicação de algum ponto específico.

A Versátil possui uma equipe técnica que está devidamente treinada e qualificada, para atender aos clientes de forma ágil e eficaz, podendo tratar adequadamente de todos os problemas e também de possíveis dúvidas que surgirem, relacionadas ao ambiente corporativo. Se você ainda não possui uma equipe para auxiliar nos processos da área de contabilidade da sua empresa, pode contar com o auxílio da Versátil Contabilidade.

 

Escritório de contabilidade em Curitiba

Versátil atua há 17 anos no mercado de prestação de serviços de contabilidade empresarial. Presta serviços para assessoria contábil, assessoria fiscal, abertura, alteração e baixa de empresas e departamento pessoal. Possui capacidade técnicas e profissionais treinados. Para mais informações ligue: (41)3332-2290 ou acesse o site:http://www.versatilnet.com.br/.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>