Nota Paraná

NOTA PARANA

Recentemente, ao se fazer qualquer compra, é comum ouvir na hora do pagamento “CPF na nota?”, isso é devido a Nota Paraná. Um programa que entrou em vigor á pouco tempo e visa uma contínua melhoria do órgão de receita do estado, através do incentivo a cidadania fiscal.

Ao adquirir quaisquer produtos agora o contribuinte tem a opção de pedir o CPF na nota, isso garante não apenas que o dinheiro arrecadado com impostos realmente chegue aos cofres públicos, mas também da ao consumidor o direito de dinheiro de volta.

A figura da nota fiscal existe a muito tempo na compra, com a nota Paraná isso foi aprimorado para que ambas as partes (estado e contribuinte) sejam beneficiadas.

NOTA FISCAL

A nota fiscal é um documento fiscal com fins de registro da transferência de propriedade de um produto ou prestação de um serviço, entre uma empresa e uma pessoa física ou mesmo entre duas empresas.

A nota fiscal é um documento extremamente importante para uma empresa seu uso denota prestação de contas com a receita federal. O seu não uso pode indicar o crime de sonegação fiscal.

Atualmente, a nota fiscal eletrônica foi muito aderida pelas empresas, ela passa informações a receita de forma digital. Emitida e armazenada de eletronicamente garante, através da assinatura da assinatura digital, a contabilização de encargos tributários da transação a que se refere.

A nota fiscal eletrônica, também conhecida como DANFE, é, atualmente, a mais usada nos estabelecimentos que precisam emitir nota fiscal para suas transações. A NF-e é um projeto que tem como objetivo a implementação de um modelo nacional de nota fiscal eletrônica, visando a substituição sistemática das velhas conhecidas notas de papel.

Isso é um grande avanço para a saúde tributária do país, pois unificando a forma de emissão e armazenamento de documentos que registram informações tributárias das transações feitas pelas empresas, de forma digital, dificultam-se as fraudes tributárias.

A partir da padronização da emissão e armazenamento de notas de forma eletrônica possibilitou-se a criação de projetos como o da Nota Paraná.

NOTA PARANÁ

A Nota Paraná é um projeto implantado no estado do Paraná com fins de incentivo a prática e maior integração fiscal pelos cidadãos. Ela funciona de forma muito simples, sendo efetivada na hora da compra.

Ao adquirir qualquer produto o consumidor paranaense tem o direito de participar da Nota Paraná, na hora do pagamento ele pode solicitar a inserção de número do seu CPF na nota, isso garante que a tributação daquela transação seja informada ao órgão tributário estadual.

A Nota Paraná ainda garante, periodicamente, o sorteio de valores monetários entre os seus participantes. Mas para o contribuinte deve estar participando do programa. Para isso o contribuinte deve solicitar na hora da compra a inserção de número do seu CPF na nota, com isso, o comerciante, por sua vez, emite a nota e a encaminha para receita estadual. Posteriormente, o comerciante calcula o imposto de todas as notas emitidas e paga ao estado a tributação devida. Após isso, o cidadão pode consultar no portal da Nota Paraná todas as notas emitidas em seu nome, bem como consultar os créditos disponíveis em seu nome. Por fim, pode-se então, utilizar-se dos créditos da forma que achar mais adequado, de acordo com as opções disponíveis.

Questões fiscais e tributárias nem sempre são de fácil entendimento, por isso, muitas vezes, precisa-se de algum tipo de assessoria, nesse momento é importante contar com profissionais de confiança para esse auxilio.

ASSESSORIA FISCAL EM CURITIBA

A Versátil atua há 18 anos no mercado de prestação de serviços de contabilidade empresarial. Presta serviços para assessoria contábil, assessoria fiscal, abertura, alteração e baixa de empresas e departamento pessoal. Possui capacidade técnicas e profissionais treinados. Para mais informações acesse nosso site www.versatilnet.com.brou ligue: (41)3332-2290.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>